DELIBERAÇÃO CBH-PARDO 185, DE 21 DE JUNHO DE 2013.

 

Indica Prioridades de Investimentos ao FEHIDRO referente ao orçamento 2013 e dá outras providências.

 

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo, no uso de suas atribuições legais, e

 

Considerando a disponibilidade dos recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos - FEHIDRO, referente ao orçamento de 2013, destinados à área de atuação do CBH-Pardo, no valor de R$ 6.003.984,94 (seis milhões, três mil, novecentos e oitenta e quatro reais e noventa e quatro centavos), conforme Deliberação COFEHIDRO 135/2013, que dispõe sobre o Plano de Aplicação de Recursos para 2013 - Anexo II - Distribuição de Recursos de Investimento aos Colegiados;

 

Considerando o resultado da compilação dos dados gerais das solicitações e critérios para distribuição dos recursos do FEHIDRO estabelecidos na Deliberação CBH-PARDO 178 de 30/11/12.

 

Delibera:

 

Artigo 1º - Os recursos do FEHIDRO/2013 para o CBH-PARDO serão distribuídos 15% referente a Demanda Induzida do valor total de investimento, 55,25% em Saneamento Básico e 29,75% em Outras Metas e Ações.

 

Artigo 2º - Os empreendimentos foram priorizados, conforme dispõe o MPO - Manual de Procedimentos Operacionais, nas categorias de Obras e Serviços Correlatos (OS), e em Estudos, Projetos, Pesquisas e Atividades afins (EPP), de acordo com o Plano de Bacia do CBH-Pardo, seguindo as metas e ações prioritárias estabelecidas na Deliberação CBH-Pardo 178/12.

 

Artigo 3º - Ficam indicados para recebimento dos recursos do FEHIDRO nas condições propostas, os tomadores e respectivos empreendimentos, discriminados conforme o tomador (T), o empreendimento (E), o valor global do empreendimento (VG), a contrapartida oferecida (C) e os recursos do FEHIDRO do orçamento de 2013, na modalidade de fundo perdido (FP) e financiamento (FI), na forma priorizada abaixo.

 

I - Distribuição do percentual de 15% do montante (R$ 900.597,74) relacionados com as metas e ações do Plano de Bacia - CBH-Pardo, referente a Demanda Induzida, priorizando um total de R$ 300.000,00, assim distribuído:

 

1. Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAEE (T); Adequação da Estrutura Logística da Secretaria Executiva do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo e Implantação da Sala de Situação (E); R$ 300.000,00 (VG); R$ 0 (C) e R$ 300.000,00 (FP).

 

II - Distribuição do percentual de 55,25% (R$ 3.317.201,68) relacionados com as metas e ações do Plano de Bacia - CBH-Pardo, referente a Saneamento Básico, priorizando um total de R$ 1.539.236,70, assim distribuídos:

 

1. Prefeitura Municipal de São Sebastião da Grama (T); Plano Diretor de Drenagem Urbana (E); R$ 140.000,00 (VG); R$ 7.000,00 (C) e R$ 133.000,00 (FP);

 

2. Prefeitura Municipal de Vargem Grande do Sul (T); Plano Diretor de Drenagem Urbana (E); R$ 140.000,00 (VG); R$ 7.000,00 (C) e R$ 133.000,00 (FP);

 

3. Prefeitura Municipal de Tapiratiba (T); Plano Diretor de Drenagem Urbana (E); R$ 140.000,00 (VG); R$ 7.000,00 (C) e R$ 133.000,00 (FP);

 

4. Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Esperança (T); Plano Diretor de Drenagem Urbana (E); R$ 148.220,00 (VG); R$ 4.446,60 (C) e R$ 143.773,40 (FP);

 

5. Prefeitura Municipal de São Simão (T); Plano Diretor de Drenagem Urbana (E); R$ 143.450,00 (VG); R$ 4.303,50 (C) e R$ 139.146,50 (FP);

 

 

 

6. Prefeitura Municipal de Brodowski (T); Substituição da Rede de Abastecimento de Água constituída de tubos de cimento amianto por tubos de PVC DEF°F°, com objetivo de minimização das perdas de água na rede de distribuição (E); R$ 258.022,30 (VG); R$ 5.160,45 (C) e R$ 252.861,85 (FP);

 

7. Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Viterbo (T); Construção e Reconstrução de Galerias Pluviais (E); R$ 250.895,94 (VG); R$ 12.544,80 (C) e R$ 238.351,14 (FP);

 

8. Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Sertãozinho - SAEMAS (T); Execução de Galerias de Águas Pluviais - trechos PV 12 ao PV 14, PV 14 ao PV 3, PV 11 ao PV 9 e PV 17 ao PV existente - no Distrito de Cruz das Posses (E); R$ 134.748,96 (VG); R$ 6.737,45 (C) e R$ 128.011,51 (FP);

 

9. Prefeitura Municipal de Tambaú (T); Plano Diretor de Drenagem Urbana (E); R$ 145.420,00 (VG); R$ 4.362,60 (C) e R$ 141.057,40 (FP);

 

10.   Prefeitura Municipal de Pontal (T); Plano Diretor de Controle de Erosão Rural (E); R$ 99.015,20 (VG); R$ 1.980,30 (C) e R$ 97.034,90 (FP).

 

III - Distribuição do percentual de 29,75% (R$ 1.786.185,52) relacionados com as metas e ações do Plano de Bacia - CBH-Pardo, referente a Outras Metas e Ações, priorizando um total de R$ 303.673,24, assim distribuídos:

 

1. Prefeitura Municipal de Divinolândia (T); Projeto de Robótica para Educação Ambiental: escola, comunidade e bacia hidrográfica (E); R$ 106.560,00 (VG); R$ 2.131,20 (C) e R$ 104.428,80 (FP);

 

2. Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental Planeta Verde (T); Projeto Santo Antônio da Água Limpa - Sub Bacia Rio Canoas - Bacia Hidrográfica do Pardo - município de  Mococa (E); R$ 223.467,94 (VG); R$ 24.223,50 (C) e R$ 199.244,44 (FP).

 

Artigo 4º - Transferência de recursos para o XI Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos no valor de R$ 20.000,00.

 

Artigo 5º - O saldo resultante dos recursos disponibilizados é de R$ 3.841.075,00.

 

Artigo 6º - Fica estabelecido que a não apresentação de quaisquer documentos solicitados, sejam eles de ordem técnica ou financeira, dentro dos prazos estabelecidos nesta Deliberação, implica em considerar automaticamente excluído o contemplado.

 

Artigo 7º - Havendo desinteresse pelo recurso por parte do tomador, ou a constatação da inviabilidade do empreendimento por questões técnicas e/ou financeiras, ou ainda conforme disposto no Artigo 6°, o presidente do CBH-PARDO poderá propor ao FEHIDRO a desclassificação do tomador.

 

Artigo 8º - Esta Deliberação entrará em vigor na data de sua aprovação pelo CBH-Pardo, devendo ser publicada no D.O.E.

Ribeirão Preto, 21 de junho de 2013.

       

 

 

Dimar de Brito

    Carlos Eduardo Nascimento Alencastre

Presidente

     Secretário Executivo

 

 

Paulo Finotti      

Marco Antonio Sanchez Artuzo         

 Vice-Presidente

Coordenador de Câmaras Técnicas

 

 

                Renato Crivelenti

 

 

Secretário Executivo Adjunto